quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resenha: O tempo entre costuras

Antes de começar a resenha, acho importante deixar algo bem claro: gosto, e muito, de romances! Não daqueles mal escritos com personagens rasos (não vamos citar nomes para não criar discórdia). Aqui você vai encontrar pequenas resenhas, afinal, não quero contar todo o livro porque perde a graça. Gosto de romances, daqueles que envolvem a gente da sinopse ao ponto final. Daqueles que vão, pouco a pouco, desvendando os personagens, suas histórias e angústias. Gosto de suspense, misturado com beijos e fugas. E principalmente, não gosto de livros "modinha", aqueles que todo mundo já leu e já comentou!

Agora que você já me conhece... podemos começar!

Escolhi um dos meus livros preferidos, daqueles que você recomenda para todos os amigos, familiares e até desconhecidos. "O tempo entre costuras", da espanhola e doutora em letras Maria Dueñas merece ser lido e relido. 

Com um texto ágil, com muitos momentos tensos e bem escrito, o livro envolve você em uma trama sem igual. Digo isso pois queria ler em qualquer lugar, em casa, no ônibus, na academia, na praia... Contado na primeira pessoa, você passa a conhecer, desde as primeiras linhas,Sira Quiroga, uma espanhola que desiste de viver em Madri em busca de uma vida mais dinâmica e diferente da de costureira que tinha com sua mãe. Essa parte do livro é para ser deliciada, pois a autora conseguiu captar muito bem a atmosfera das ruas madrilenhas, afinal ela é de lá! Após essa decisão, Sira sai em busca de uma nova história de amor em Marrocos com um homem que conhece a pouco tempo. Ramiro é um homem aventureiro e mau-caráter que quer apenas glamour e, é claro, o dinheiro de Sira. Após ser abandonada, Sira se vê perdida e com todas as dividas de Marrocos sobre seus ombros. Mas você pensa que ela ficou chorando, tipo mocinha de filme da década de 40? Não mesmo! E isso é o que eu mais gosto da história. Sira não só da a volta por cima, como o faz, com muita classe. Dividido em quatro partes, o livro mostra o amadurecimento e as reviravoltas da protagonista ao longo dos anos e dos lugares que frequentou. 

Um dos pontos altos do livro é o fato da autora passear pela história mundial, afinal, poucos meses antes da Guerra Civil Espanhola eclodir, ela escapa para o Marrocos. E quando se vê abandonada no país, recebe a notícia do começo da Segunda Guerra Mundial. Sem pensar muito, Sira mergulha de corpo e alma em um novo mundo, repleto de espiões, impostores e fugitivos.

Em 2009, Maria Dueñas entrou para o mundo da literatura com o romance que se converteu no grande sucesso editorial dos últimos anos. As vendas superam um milhão de exemplares. Seus direitos foram cedidos para traduções a mais de vinte e cinco línguas e vai virar um romance na tv (veja o vídeo)

Ficou curioso?! Então corre pra livraria! Vale muito a pena!!

Nota final: ***** (5 estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário