quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Romance do Metrô

O fim de tarde chegou e junto com ele o cansaço. Algumas reclamações não feitas zuniam em minha mente como pequenos insetos que atormentam sem parar. Entrei na fila para comprar o cartão do metrô e comecei a reclamar baixinho porque as pessoas eram lentas e iria perder o trem. Quando simplesmente ouvi risos e frases soltas. Olhei para o lado e lá estavam eles. Um casal, como outro qualquer, separados pela grade do metro. Ele de um lado da catraca e ela segurando um bebê no colo do outro. Ela aproximou a criança e ele beijou sua testa delicadamente, como se por mais alguns minutos pudesse guardar o cheiro do filho. Ela abriu um sorriso de admiração e de orgulho. Aquela era a sua família e eles se amavam. Isso era mais que claro! Parecia exalar como um perfume o carinho mútuo entre todos os três. Ou eram quatro?!

A mão daquele homem deslizou suave sobre barriga da sua mulher que riu ainda mais. O barulho do trilho avisava que era hora de partir. Ele olhou com aqueles olhos de quem não quer algo mas deve fazer e deu um último sorriso. Ela aproximou o rosto da grade e eles se beijaram. Ele já estava indo embora e ela também, quando algo a impediu. Ela voltou e gritou, meio tímida meio corajosa: "Eu te amo!". 

E eu? Fiquei ali em meio a tudo aquilo olhando. Assim que passei da catraca vi que ele subia as escada correndo. Não aguentei de curiosidade e fiquei ali admirando aquela cena fascinada, como se estivesse em um filme da década de 40/50, onde as mocinhas iam até a estação de trem para se despedir dos namorados, noivos e maridos que iam para a guerra. Uma coisa lúdica, romântica e singela. Ele olhou para ela e disse: "Eu também!". Eles riram como dois adolescentes que se declaravam pela primeira vez. E então seguiram seus caminhos.


Não sei quem são nem muito menos se iriam se separar por horas, dias ou meses. Só sei que durante pouco mais de 5 minutos, as reclamações, preocupações e problemas viraram apenas lembranças e aquele sentimento puro tomou conta do lugar. Na minha mente, chamo eles de "O Romance do Metrô", até porque, em muitos anos de idas e vindas pelo subterrâneo, nunca me deparei com algo puro e romântico assim. Se você quer saber, fui para casa mais feliz, como se eu tivesse restaurado a fé no amor entre as pessoas, no carinho e no respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário