quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Resenha: Deixe a neve cair

Após ler "Teorema Katherine" confesso que fiquei um pouco desapontada com o tão famoso John Green. O escritor teen mostra que realmente escreve para um público abaixo dos 18 anos. Mas, como não desisto facilmente, insisti um pouco mais e comprei neste natal o novo livro "Deixe a neve cair". E me surpreendi. Diferente de "Teorema Katherine", o qual me senti lendo um livro para adolescentes tímidos que querem viver um grande amor (já passei desta fase), as histórias contadas no novo livro são no mínimo fofas!

O livro reúne três escritores teens que tentam, cada um a sua maneira, não sair dos personagens jovens, que cursam o colégio e descobrem o primeiro amor. Porém, a escrita é rápida e o clima natalino/nevasca/frio, deixa tudo mais bonito e agradável. John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle contam histórias sobre uma mesma noite, na qual uma forte nevasca deixa a cidade sob alerta máximo.

A sinopse do livro começa com: "Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos."
No primeiro conto, "O Expresso Jubileu", de Maureen Johnson, uma jovem fica presa em um trem a caminho da casa de seus avós. Não querendo passar o natal presa com um grupo irritante de cheerleaders, Jubilee vai para uma Wafle House perto de onde seu trem parou e lá ela conhece Stuart que, vendo como o seu Natal estava arruinado, a convida para ficar na sua casa. A Jubilee é bem construída e engraçada. Um dos melhores contos. A escrita é clara, rápida e leve. Típico texto adolescente com um certo charme!

No segundo, do famoso John Green, "O Milagre da Torcida de Natal", o personagem Tobin estava pretendo passar a noite de natal em casa com seus amigos JP e Duke (a famosa menina ignorada e considerada um moleque para os dois) assistindo uma maratona de James Bond, já que seus pais ficaram presos fora da cidade por causa da nevasca. Mas um amigo deles, que trabalha na Wafle House da cidade, liga falando que um grupo de cheerleaders iam ficar a noite toda lá já que o trem delas ficou preso por causa da neve. Com os hormônios gritando, Tobin e JP começam a correr quando escutam a palavra cheerleaders e acabaram convencendo Duke a ir junto. Mas com toda aquela neve lá fora, conseguir chegar lá primeiro e sobreviver ao caminho ia ser uma grande aventura. Uma aventura com altos e baixos, mas definitivamente melhor que os outros livros dele.

Foto: Site "Just Carol"

O último conto, de Lauren Myracle, "O Santo Padroeiro dos Porcos" traz Addie. Uma menina que cometeu um erro e terminou o namoro com Jeb, mesmo ainda o amando muito. A fim de concertar as coisas ela manda um e-mail para ele pedindo que a encontrasse no Starbucks. Mas depois de esperar por duas horas e ele não aparecer, Addie entra em crise que estraga o seu Natal. E tudo complica ainda mais quando ela se compromete a pegar Gabriel.

O melhor do livro é a maneira bem bolada como as histórias e os personagens se cruzam. Os nomes, os lugares e os relacionamentos vão sendo montados e sendo intercalados entre os contos. O final foi muito bom com a cena em que os principais dos três contos se encontram no Starbucks e ... brincadeira!! Nada de spoilers aqui!!

Mas para finalizar: "Deixe a neve cair" é um bom livro, mas que não acrescenta nada além de romances adolescentes e beijos tímidos.

Nota final: ** (2 estrelas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário