terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais um caso de insensatez...

Ridículo. Essa só pode ser a palavra para resumir o que acho dessa historia toda de proibir Monteiro Lobato nas escolas. Como assim ? Toda criança já leu Monteiro Lobato. Toda criança, mesmo que não tenha lido, já ouviu falar do Sitio do Picapau Amarelo. Queriamos subir em árvores, desvendar mistérios e aventuras com o  Pedrinho e a Narizinho, contar com uma amiga como a Emília e é claro, ter o carinho e a atenção da Dona Benta e da Tia Anastácia. E agora, aquelas pessoas que com certeza, não têm nada melhor para fazer, como se a educação do Brasil não precisasse de mudanças, resolveram proibir Monteiro Lobato?

Preconceito é a desculpa deles. Por favor! Vivemos em um país com a maior mistura de raças. Negros, índios e brancos formam a nossa gente. Qual o problema da Tia Anastácia ser negra? Criança nenhuma tem a malícia que os adultos têm. E se for assim, vamos acabar com todos os livros de escravidão, e de índios mortos, vamos tampar os olhos de nossas crianças para a realidade. Vamos deixar que elas pensem que todos nós nos amamos e somos um povo unido e feliz. E alias, se durante gerações e gerações, crianças cresceram com as histórias de Monteiro Lobato e não foram afetadas, na verdade foram. Afetadas de aventuras, de literatura e de cultura, nada mais, nem pior, que isso. As nossas crianças já não lêem o suficiente e ainda assim querem tirar os livros legais e divertidos das escolas.

Querido Ministro da Educação, seja sensato, e por favor, preocupe-se com coisas realmente importantes: crianças que chegam aos 18 anos sem ler e escrever direito, Enem sendo anulado e roubado e falta de vagas nas escolas. Pense um pouco se vale a pena fazer essa insensatez. Deixe um dos maiores escritores brasileiros, que depois de anos contribuindo para a nossa literatura, só deve estar querendo descansar em paz.

Já basta ler a Veja e descobrir nas listas dos livros mais vendidos a biografia de Justin Bieber. Nunca vi um pré adolescente que não fosse um menino super dotado ou então que tivesse passado por algo traumático mas que possa trazer algum ensinamento, escrevendo uma autobiografia. O que um pirralho de 16 ,ou sei lá quantos anos, tem para acrescentar a nós ? Nada ! 

Ótima ideia querido Ministro, vamos tirar Monteiro Lobato e colocar Justin Bieber. Um adolescente loirinho com cara de europeu educadinho e engomadinho que nada tem a acrescentar as nossas crianças e tirar a Tia Anastácia que mostra o real carinho e amor que alguém que trabalha na sua casa a anos pode ter por você, alguém que te quer bem e que cuida de você como um filho. Muito mais sensato!

Sinceramente, quando eu abro o jornal e leio coisas como essa, só me resta rir. Ia deixar esse assunto passar, mas depois de ler na Veja o mesmo assunto, não aguentei. Precisava escrever um pequeno desabafo com os rumos que a educação do Brasil está tomando. Espero profundamente que nosso ministro coloque a cabeça no travesseiro e pense um pouco sobre essa historia toda e resolva da melhor forma possível, ou seja, arrumando coisas para ocupar o tempo das pessoas que tiveram essa idéia genial ou então tampar os ouvidos a elas.

2 comentários:

  1. Nossa, também me revoltei muuuuuito com isso! Preconceito são as cotas, e não a personagem de um livro ser negra.

    Sim bibs, o Justin "Biba" tem 16. Infelizmente é essa a "cultura" que se impões a juventude e adolescência de hoje em dia. Justin Biebers, Restarts e NXZeros da vida.
    Na nossa infancia, escutei sim muitoooo Backstreet Boys e Britney, mas tambem escutava Ana Carolina, Djavan e etc. A juventude de hoje em dia não sabe mais o que é cultura...

    Adorei o post migz, continue assim!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Crianças e adultos estão ficando, cada vez mais, presas ao sistema ! Quanto mais cedo eles conseguirem deixar as pessoas cegas, bitoladas e sem senso crítico melhor para os grandes empresários que estão por trás de tudo isso !

    Beijo Ju

    ResponderExcluir