quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Onde estão os famosos direitos humanos ?

Palestina
RJ
Durante meses, vimos nos jornais e na televisão carros pegando fogo e locais públicos sendo bombardeados em países, que para nós, estão sempre em conflito, como os do Oriente Médio por exemplo. Pensávamos que fatos como aqueles eram absurdos e não acreditávamos que, realmente, as pessoas chegavam ao tal ponto de vandalismo e violência.

E agora? Acordamos, ligamos a televisão e vemos que em menos de 12 horas, 14 carros foram incendiados. Arrastões ocorrendo em vários pontos da cidade, tiroteios nos principais túneis e possíveis bombas em praças. Policiais sendo chamados porque nossa cidade está em alerta. E as pessoas falam que aqui não tem guerra. Nós temos sim! Pode não ser como nos outros países, ou em uma escala menor, ou com outro nome, ou até mesmo por outros motivos, como é o caso dos países como Iraque, Palestina e Israel, mas não deixa de ser um tipo de guerra. Onde de um lado estão os bandidos e do outro os policiais, sejam eles especializados e preparados como o Bope ou não. Mas afinal, quem está preparado para situações extremas e emergenciais como essas ?

E no meio disso tudo estamos nós, moradores do estado do Rio de Janeiro."O que está acontecendo com o Rio ?" é a pergunta que está sobrevoando a mente de todos. Como sair de casa ? Será que consigo chegar ao trabalho? Será que consigo voltar dele? Nosso estresse cotidiano foi multiplicado e acrescentado a ele, o medo. Andamos nas ruas atentos com tudo e com todos. Celulares conectados no twitter, no site da globo e de outros jornais, se aglomeram entre os pedestres. Escutamos a radio, paramos em bares para escutar o noticiário e ficamos ligados no que comentam perto de nós. Quanto mais queremos instalar a paz e a tranquilidade nas favelas do Rio, mais violência e problemas surgem. Paradoxal isso ? Mas o pior é que essa situação, é a pura verdade.

E nesse momento eu paro um pouco para pensar. Se antes os bandidos não podiam ser mortos por causa do politicamente correto e dos direitos humanos, e agora, onde estão os nossos direitos humanos ? Pagamos os impostos e nossas contas; respeitamos a lei; temos nossos documentos em ordem; cotamos nossas dividas; acordamos cedo, seja para estudar ou trabalhar; pegamos engarrafamento para voltar para a casa. Somos seres humanos, moradores e cidadãos desse estado. Onde estão os nossos direitos? Direito de circular livremente pela rua, de pegar um ônibus lotado para voltar para casa para descansar, sem a preocupação de o mesmo ser evacuado e explodido, paz para dirigir pela cidade sem ficar a todo momento pensando no pior, em possíveis tiroteios e arrastões, assaltos e bombas.

Cada dia que passa e que chegamos em casa em segurança, acredito que seja necessário agradecermos. Como os ex-alcoólatras, ou ex-viciados que contam cada dia sem álcool e sem drogas como uma vitória, deveríamos ver cada dia como uma oportunidade. Afinal, são nessas horas que damos a real importância as nossas vidas e das pessoas as quais amamos. Por isso, não esqueçam de agradecer e ao saírem de casa, fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário