quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fiu Fiu! É sério isso?!

"Nossa! Que delícia!", "Oi gostosa, te pegava toda", "Vem aqui linda!". Quem nunca ouviu isso vindo de algum homem na rua? Ou no metrô? Ônibus talvez? O fato é que não importa onde, nem quando, nem quem... receber cantadas é algo insultante e não demonstra respeito pela tal "gostosa" que você viu passar, e digo mais: duvido que ela vá retribuir o seu "elogio" com um sorriso ou um obrigada.

O site "Olga", que pretende discutir a feminilidade de uma maneira inteligente e criativa, fez uma ótima pesquisa que me deu vontade de escrever sobre o tema essa semana. Deixo aqui o link pois vale muito a pena!!

Estamos em pleno século 21 e, por incrível que pareça, ainda existem homens que se sentem bem por abrir o vidro e gritar, em alto e bom som, cantadas bregas e ofensivas. Quem te deu o direito de falar da minha bunda? Ou que se me levasse pra cama eu ia gostar? Que mundo é esse onde as mulheres precisam mudar de calçada para não passar em um bar pois sabem que vão receber cantadas ofensivas? Não adianta falar que são elogios e que as mulheres deveriam ficar felizes por isso! Elogios são aqueles vindo da sua vizinha quando você entra no elevador ou do menino que estava sentado ao seu lado e disse que você era bonita. Isso é elogio! Cantada é outra coisa!

Vivemos em um país onde as mulheres buscam a todo momento o direto de ser mulher. Digo direito pois parece que já o possuímos quando, na verdade, ser mulher em uma sociedade machista é uma luta diária. De grão em grão, real em real, espaço em espaço, vamos conquistando um papel melhor, não ideal, dentro desse conjunto de pessoas chamado sociedade. Ai aparece um homem qualquer, pai de família, que quer que os "machos" não namorem a sua linda filhinha porque ela é muito inocente e o mundo é perigoso. Para eles eu só digo uma coisa: o mundo é perigoso por conta de homens como você que se sentem no direito de agredir verbalmente ou fisicamente uma mulher e colocar a culpa na saia curta que ela usava na rua.


A rua é um local público e por isso cada um faz o que quer, mas como tudo na vida, o bom senso é mais que essencial. As mulheres gostam de se arrumar, sair na rua bem maquiadas, porém isso não dá aos homens o direito de ofendê-las. Uma mulher de verdade quer ser conquistada e não cantada. E, se for para escutar algo, que seja um elogio bem feito. Se você precisa falar das minhas pernas, do tamanho da minha bunda ou que quer me levar pra cama, sinto lhe dizer que você não merece o meu respeito, nem se quer uma resposta. E se eu tiver vontade de responder, é bem provável que seja algo ofensivo como uma xingamento, afinal, eu só estaria devolvendo na mesma moeda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário