sábado, 14 de setembro de 2013

DC: Ontem foi dia de rock, bebê!

Em homenagem ao maior, ou quase isso, festival de música do Brasil, o Dica Cultural desta semana pretende fazer um balanço dos melhores e piores momentos do Rock in Rio! Então, como o dia foi longo, prepare-se para o big texto!

Cheio de surpresas, emoções e alegrias, o evento começou deixando boas impressões em todos que estavam lá. Mas como nem tudo na vida é perfeito, alguns problemas também apareceram na festa. O dia 13 de setembro, ou o dia de abertura do Rock in Rio, foi no mínimo eclético. Acho que essa é a palavra para resumir o dia! Música clássica, axé, house, pop, mpb e rock brasileiro marcaram os palcos do festival.

Desde às 14h da tarde, a cidade do rock já abrigava um número considerável de fãs da diva do pop, Beyoncé, mas a diminuição do público, quando comparado ao de 2011, mostrou que o evento seria mais agradável, menos fila nos banheiros e nos locais para comer, assim como uma maior variedade de lanches. Mas o preço? Ai já é outra história. A água continua a mesma fortuna!

Foto: Ivan Pacheco
As atrações menos famosas, muitas vezes esquecidas ou ignoradas, causaram ótimas impressões! Na Rock Street, este ano com temática de Londres, uma banda  cover dos Beatles tocava no telhado de uma das casas os maiores sucessos da banda. "Hey Jude" contou até com coro do público para a parte do "Na, na, na na, Hey Jude". Logo após o fim da cantoria, o palco mundo abrigou os  músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Uma abertura de deixar qualquer um emocionado! A surpresa? Uma guitarra em meio a violinos, flautas e violoncelos. A orquestra, sob o comando do maestro Roberto Minczuk, apresentou os clássicos como Villa Lobos e Beethoven, mas não deixou de animar o público com trechos de músicas do Rolling Stones,  Beatles, U2, Legião Urbana e Kid Abelha, fechando com a música-tema do Rock in Rio

Foto: Ivan Pacheco
Logo após a OSB, o poeta Cazuza foi homenageado em um show com altos e baixos. Paulo Miklos abriu o tributo com  músicas famosas do poeta que animaram o público. Já cantora Maria Gadú e Bebel Gilberto ficaram apagadas quando comparadas a performance de Rogério Flausino, Frejat e claro, Ney Matogrosso!

Pausa para uma pequena observação, Ney Matogrosso deixou a todos emocionados ao cantar com tanto carinho uma das músicas mais marcantes do Cazuza, "O Tempo não Para". Rogério Flausino deixou sua marca ao cantar "Ideologia" com muito vigor e falou também sobre as manifestações políticas de 2013. 

Foto: Rodrigo Antonio
Do rock brasileiro para o axé baiano! Ivete Sangalo com todo o carisma, beleza e sensualidade, apareceu no palco para dar um show e deixar a diva Beyoncé um pouco no chinelo. Com um visual mais que lindo, Ivete cantou todos os sucessos, animou o público, homenageou o Queen com "Love of my life" e ainda, de quebra, brincou com o jeito "carão" da cantora do pop Beyoncé. Ivete, com certeza, foi o momento top da noite!

Foto: Eduardo Biermann


David Guetta transformou a cidade do rock em uma enorme rave. O músico tocou os maiores sucessos e interagiu com o público, desde pedidos de palmas até placa com "I Love you, Rio"! Com muito carisma, David Guetta mostrou que o house também tem espaço no festival.



Foto: Eduardo Biermann
A diva do pop mais esperada da noite entrou no seu estilo "tô podendo" e não deixou de lado o carão. Com muita sensualidade, às vezes um pouco exagerada, Beyoncé se preocupou mais com o seu visual, afinal fez mais de 5 trocas de roupa, do que com os seus fãs que estavam na grade sendo empurrados. Com pouco carisma e muita beleza, a cantora animou o público com seus maiores sucessos e apenas no final, reservou uma surpresa para todos: dançou o hit "No passinho do Volante" com um modelito básico e até deu um sorrisinho. Os fãs que me odeiem, mas me arrisco a dizer que o show deixou MUITO a desejar, afinal o último show da cantora no Brasil foi muito mais animado!

Fiz aqui uma pequena lista para aqueles que não vão ler o texto todo, mas querem saber o que aconteceu!

Top nota 10!
*OSB tocando hits de bandas famosas internacionais e nacionais. Cultura no povo!
*Ney Matogrosso cantando "O Tempo não Para" e levando o público a loucura!
*Ivete Sangalo com seu big carisma, incentivou todos e, claro, levantou poeira.
*David Guetta todo sorrisos com o público!

Não precisava!
*Bebel Gilberto fora de si cantando no palco mundo durante o show em tributo ao Cazuza, olhando para baixo e meio desafinada, a cantora podia ter ficado sem essa no repertório.
*Beyoncé e suas 500 trocas de roupa e a falta de um cenário mais elaborado. (Até a Lady Gaga fez melhor!)
*O lixo absurdo no chão pós show! A campanha do "Lixo no lixo, Rio no coração" definitivamente não deu muito certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário