sábado, 28 de setembro de 2013

DC: Boas escolhas para o Festival do Rio

Com filmes nacionais e internacionais, palestras e workshops, o Festival do Rio 2013 começou esse final de semana e traz uma programação que promete tirar qualquer um do sofá! Agora a má notícia: são milhares de filmes bons e poucos dias para assistir, então fizemos uma pequena seleção de logas e documentários que valem a compra do ingresso, deixando bem claro, que o festival traz inúmeros bons filmes, mas não podemos dizer todos porque o post acabaria só no final do blog. A programação completa está no site oficial e o evento ocorre do dia 26 de setembro a 10 de outubro. Então corra!

Para quem gosta de filmes leves e com um humor mais requintado, a pedida é "Le Week-End". Um filme inglês que traz o lado bom da vida após os 60. O casal de professores universitários, Nick e Meg, vive uma rotina pacata em Birminghan. Na tentativa de resgatar algum romance em sua vida, Meg convence o marido a voltar à Paris por um fim de semana para comemorar 30 anos de casados no mesmo hotel em que passaram a lua de mel. Subitamente, um encontro casual com um amigo de longa data se torna o estopim para mudanças. 



Agora, se você ouviu falar que o Woody Allen também está no evento, a informação procede. Um ótimo filme, com um elenco muito bom e um diretor maravilhoso. Quer mais? "Blue Jasmine" conta a história de Jasmine é uma elegante socialite de Nova York que precisa mudar o ruma da sua vida quando acontecimentos inesperados a levam a se separar do marido, o rico empresário Hal. Ela decide se mudar para a casa de sua irmã, Ginger, que vive num modesto apartamento em São Francisco. Morando numa nova cidade e distante de seu universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida. O filme marca a primeira parceria entre o diretor Woody Allen e a atriz Cate Blanchett. Desde sua estreia nos EUA, em julho, vem sendo considerado um dos melhores trabalhos da carreira do cineasta. Isso mesmo, um dos melhores! Vai perder?

Se você está pensando que só falamos de coisas lindas e de romance, está enganado. A próxima dica é o documentário do americano Richard Rowley, "Guerras Sujas". O jornalista investigativo Jeremy Scahill segue o rastro do Comando de Operações Especiais Conjuntas, a mais secreta elite do exército americano. Entrevistando ex-oficiais do exército e parentes de vítimas dessas ações, Scahill descobre que a JSOC possui uma lista de alvos que inclui até mesmo cidadãos americanos, demonstrando que a Guerra ao Terror cresceu ainda mais durante o governo Obama. Um bom documentário e um tema sensacional!



Um filme meio noir, meio cult, meio ação e suspense também está dando o que falar. Do mesmo diretor de Apenas Deus Perdoa" traz o belíssimo ator Ryan Gosling no papel do inglês Julian, membro de uma poderosa família de criminosos, que gerencia uma academia de boxe em Bangkok, fachada para uma operação internacional de heroína. Quando seu irmão mais novo é assassinado depois de matar uma prostituta, Julian recebe a visita de sua mãe, que chega com a obsessiva ideia de recolher o corpo do caçula e vingar sua morte. Mas aos poucos, os dois vão perceber que a cidade possui suas próprias regras.

"Drive", "

E para fechar as dicas com chave de ouro: um documentário brasileiro sobre um dos maiores nomes do jornalismo investigativo. "Histórias de Arcanjo - um documentário sobre Tim Lopes" narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, que saiu do Rio Grande do Sul, ainda criança, para morar no Rio de Janeiro. Através de reencontros com amigos, colegas de profissão e personagens de matérias, Bruno, seu filho, percorre por histórias inéditas. Vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário