quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Resenha: Fortaleza Digital

Como os leitores do #Uma Breve História devem saber, sempre fui uma assídua por romances. Mas como o filme "O Código Da Vinci" foi maravilhoso, resolvi dar um crédito ao tal do Dan Brow. E não é que ele me surpreendeu! 

O livro "Fortaleza Digital" é muito bom! Daqueles que você não quer largar e a cada final de capítulo você se vê tensa com as reviravoltas da trama.  O ritmo é super intenso e você acaba de ler em menos de uma semana. O livro fala de tecnologia, mas em um nível básico, não precisar ser de TI para entender. E ao mesmo tempo, explica de maneira simples alguns conceitos e notícias que vimos vinculadas na rede em 2013 (como o caso de espionagem do Obama e a raiva da Dilma).

Bom, vamos a história!  Em "Fortaleza Digital", Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação ultra secretos americanos e ambienta sua história na multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. E uma pequena observação, no começo do livro ele agradece a ajuda de pessoas anônimas que trabalharam na NSA que colaboraram com dados e fatos, ou seja, a trama traz informações verdadeiras, o que dá um ar de suspense ao conjunto da obra.

A bela matemática Susan Fletcher é uma das mulheres mais poderosas da NSA, se não a única. Ela se apaixona por um professor universitário e tudo parece as mil maravilhas, até que... o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado.

Presa numa enorme e tensa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. Ao mesmo tempo, que ela tenta decodificar o código, seu namorado está correndo perigo nas ruas de Sevilha, na Espanha e multimilionários querem comprar o código indecifrável em Tóquio.  

E o melhor, Dan Brown consegue em meio a uma história impressionante e muito, mas muito bem escrita tratar de um conflito importante entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional!
Resumindo, um livro maravilhoso, envolvente e super recomendado!

Nota final:***** (5 estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário