sábado, 31 de agosto de 2013

DC: Livros para provar e se deliciar

Jornalista e blogueira. Preciso falar mais? Uma das minhas maiores paixões antes mesmo do chocolate, dos filmes e do teatro, é uma boa leitura. Um livro envolvente, bem escrito e divertido pode preencher perfeitamente um dia ensolarado ou uma noite fria. O cheiro de um livro novo, o cuidado ao mudar as páginas e o frio na barriga de ansiedade com o fim da história podem deixar muita gente feliz. Se você ainda não se deixou contagiar pelo vírus da leitura, a hora é agora. Afinal, o mês de setembro ainda não começou, mas a Bienal do Livro 2013 já! Então para aproveitar, o dica cultural de hoje é sobre livros. Como diria Carlos Drummond de Andrade: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."

Antes que você continue a leitura vamos deixar algumas coisas resolvidas: Se você veio procurando aqueles livros em série, que têm um lançamento a cada mês e que no fundo possuem a mesma trama, tipo Nicholas Sparks, é melhor parar por aqui e partir pra outra dica cultural. Quem sabe um filme, uma peça de teatro....

Agora, se você busca livros diferentes, com personagens fortes, impactantes e divertidos, a nossa conversa pode começar.

Dos livros internacionais recomendo todos os do Carlos Ruiz Zafón. A maneira viciante e as tramas inusitadas dos seus livros me levaram a ser uma de suas maiores fãs. Outra pedida certe é "Tempo entre Costuras", de Maria Dueñas. Uma escritora espanhola, pouco conhecida, mas que em seu primeiro livro, já mostrou para que veio. Sua personagem principal é Sira, uma espanhola simples que ao se apaixonar, viaja para o Marrocos, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Porém o seu sonho romântico acaba quando, de uma hora para outra, é abandonada. Sira então precisa se recuperar e se reinventar. Como uma bela heroína feminista, Sira vai mergulhar em um novo mundo repleto de espiões, impostores e fugitivos.

Dos livros "menininhas", aqueles que possuem histórias de amor, com personagens femininas fofas, confusas, mas decididas, "Simplesmente Irresistível" é uma ótima pedida. Não tem como não se apaixonar e se solidarizar com Georgeanne, uma mulher confusa que após fugir de seu casamento com um velho conhece John Kowalsky, um homem lindo, sexy, rico e quase perfeito.Após uma noite juntos, ela vai embora com o coração partido.Sete anos se passam e os dois se encontram novamente. Mas alpem da surpresa do reencontro, outra novidade aguarda John: ele descobre que aquela noite de amor produziu uma filha, de cuja vida ele quer fazer parte. Uma história e tanto, não?

Abaixo coloquei uma pequena lista dos tops 3 de algumas categorias. Afinal, livro pode ser comparado ao esporte, tem alguns que gostam de algo mais agitado, outros algo mais relax e tem aqueles que só fazem para se divertir.

Livros "Menininha"
1- Simplesmente Irresistível - Rachel Gibson
2- Melancia - Marian Keyes
3- Juntos para Sempre - Walcyr Carrasco (sim, aquele dramaturgo que escreve novela da Rede Globo)

Internacionais:
1-A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
2-O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón
3-O Tempo entre Costuras - Maria Dueñas

Nacionais:
1-O Filho da Mãe - Bernardo Carvalho
2-Diálogos Impossíveis - Luiz Fernando Verissimo
3-Dom Casmurro - Machado de Assis (Porque os textos dele são imortais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário