segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Não tão lindo!

“Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil / Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil”.Que o Rio de Janeiro é lindo ninguém mais precisa afirmar. Músicas e mais músicas já provam o encanto de quem moro ou passou por aqui. Eu mesma, não me canso de dizer o quanto o Rio é bonito. Cada detalhe faz com que eu me apaixone mais.
Mas viver no Rio exige certa malandragem que nem todos têm. E não digo isso com orgulho, mas com extrema tristeza. Habitar a cidade maravilhosa significa estar ligado a tudo o que acontece ao seu redor 24h por dia. É não deixar a bolsa aberta, ver quem está passando do seu lado, não sair muito tarde sozinho por ai, não deixar nada de muito valor a mostra, saber quais são os melhores caminhos para fazer... Semana passada depois de sair do trabalho me deparo com uma manifestação e de repente três pivetes assaltam um homem, que sai correndo desenfreado atrás deles. O povo em volta começa a gritar “pega ele, pega ele” e todos que estavam na rua se solidarizam com o sujeito assaltado e cercam o pivete que, sem saída, devolve o celular roubado e por muito pouco não é espancado. Uma cena que contrasta com a beleza celestial carioca, mas que nós moradores, temos que lidar.

As cenas de assalto aumentam cada vez mais e acabamos ficando de mãos atadas. De tanto conviver com essas situações, o carioca chega aos outros estados do Brasil já meio safo, achando que mais perigoso que o lugar onde mora, não existe. “Fala sério cara, eu moro no Rio!”.

O Rio de Janeiro não continua tão lindo.


Texto de Juliana Granato


Nenhum comentário:

Postar um comentário