quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Protagonistas da vida

Hoje, a maior diva do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, completa 84 anos. Ela poderia, como inúmeras outras vovós ou pessoas da terceira idade, se aposentar e gastar o seu dinheiro em viagens, aulas de dança, vários livros ou o que seja. Mas não! Ela está tendo a coragem de encarar a vida de frente e da melhor maneira possível. Ao falar isso, me veio a cabeça uma típica conversa entre duas pessoas: Fernanda e a Vida. Duas senhoras de idade, mas cheias de disposição.

Vida: Bom... Fernanda, você já trabalhou muito, não acha que está na hora de se aposentar e tal?
Fernanda: Não sei Vida, não gosto da ideia de ficar parada.
Vida: Então o que você pretende fazer?
Fernanda: Você foi muito generosa comigo, afinal tenho uma boa saúde e continuo linda e cheia de classe, mas ainda não é hora de parar. Quero viver mais! Será que posso?

Brincadeiras à parte. Fernanda Montenegro, mesmo sem saber da minha existência, conseguiu abrir meus olhos para algo lógico. Muitas vezes, sentimos os dias e vemos a vida passar por nós. Como se nós corrêssemos para pegar o metro, mas no meio do caminho, ficássemos cansados e víssemos apenas o vulto do que seria o trem deixando a plataforma. Ao invés de olharmos a vida passageira, por que não nos tornamos protagonistas dela?  A vida não é para passar e sim para viver. 

Sim, isso é lindo no plano dos pensamentos, mas o dia a dia é bem corrido e todos nós sabemos disso. Mas, por mais cansativo que seja, chegar ao final do dia se sentindo útil, vitorioso e ativo faz um enorme bem pro corpo, pra alma e pra mente. Vide Fernanda Montenegro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário