sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um ano se passou...

Depois de um ano de trabalho árduo a única coisa que passava pela sua cabeça era descanso. Férias, paz e sossego. Durante dias e dias, observava as pessoas curtindo a praia, os feriados, as datas comemorativas e ele, nada. Sempre trabalhando e resolvendo tudo para que os outros pudessem curtir. Estava na sua hora de chutar o balde e curtir a vida.Tudo bem, ele sabia que durante esse tempo todo muitas coisas não deram certo, algumas tarefas ficaram pendentes. Mas ele não era de ferro. Sabia que tinha tentado ao máximo e sua consciência estava leve e ele dormiria como um anjo essa noite. Iria passar para o seu substituto tudo que deveria ser feito. O que deve ser resolvido e o que é exagero e pode ser ignorado. O que deve dar para ser feito no tempo estipulado e as alucinações que nem em anos e anos de trabalho poderiam ser feitas, mas como ele sempre dizia, não custa nada tentar. O que deveria ser ouvido e anotado e o que ele poderia simplesmente esquecer.

Foi caminhando até a sala do "Chefe" onde o mesmo lhe aguardava. Ao seu lado estavam 2 outros homens. O da esquerda o seu maior pesadelo, aquele homem que, em um bloco, anotava e somava dias, horas, tarefas até chegar ao balanço final daquele ano. Do lado direito estava o pobre coitado que iria substitui-lo. Era um rapaz jovem cheio de expectativas e esperanças. Ao observá-lo viu refletido nele a época boa que viveu no começo de tudo. Agora olhando para si mesmo via como, em um ano, as rugas tinham chegado a seu rosto e seus joelhos já não eram o mesmo. Ali estava provado como a preocupação e o trabalho deste um ano tinham transformado-o em um velho.

A resposta final de seu "Chefe" já era a esperada. Não se surpreendeu, não começou a reclamar, a pedir e a sofrer. Apenas ouviu as palavras da boca Daquele homem tão sábio e percebeu que a demissão era a melhor opção. Agradeceu por todo aquele ano, pois de uma coisa ele tinha certeza: tinha aprendido muito com Aquele homem sentado ali, na poltrona olhando tudo e todos com serenidade. E prometeu ensinar ao jovem tudo que sabia.

Saiu da sala em direção a sua mesa para recolher as coisas e começar os planos para o seu descanso. Atrás dele, veio caminhando com um sorriso estampado no rosto o novo empregado daquela tão grande e importante fábrica.

"Acho que vou gostar desse trabalho", disse o jovem rapaz.

"Espero que goste, pois ele é seu por um ano",ele respondeu com uma voz calma. "Vou te ensinar tudo que eu sei, preste bastante atenção porque não tenho muito tempo, em menos de 24 horas você precisa estar sentado naquela cadeira atento a tudo e a todos!"

"Ok, entendido!"

Depois de horas e horas de trabalho duro, nome de pedidos, prioridade de escolhas e planos futuros, necessários para aquela empresa, ele se despediu, e foi andando em direção ao elevador. Respirou fundo, voltou apressado e disse suas últimas palavras ao novo funcionário.

"Esse ano que passou foi bom, realmente bom, mas eu espero profundamente que o seu ano seja ainda melhor que o meu! Que ele venha cheio de coisas boas, pessoas generosas e sentimentos verdadeiros! Boa sorte! Te desejo um ótimo ano!"

"Obrigada, tentarei o possível!"

Ele foi até a portaria e fez o que fazia todos os dias, mas dessa vez era diferente, era pela ultima vez. Passou o seu cartão de ponto e viu escrito ali, naquela folha as seguintes palavras: Funcionário 2010, da fábrica de metas, sonhos e realizações

Saiu do prédio, olhou para o céu e pensou: "Que o 2011 consiga fazer esse ano ser ainda melhor!".

Um comentário: