quinta-feira, 3 de abril de 2014

Resenha: A Redescoberta do Mundo

Depois de alguns dias de férias, o EscritAleatória volta ao normal e claro que o #UmaBreveHistória não poderia ficar fora dessa!

E como não tinha nenhum livro novo me aguardando, resolvi passar em uma feira literária que estava no shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Lá encontrei relíquias por R$10,00. Digo relíquias não por serem famosos, best-sellers ou autores pops, mas por serem livros diferentes e raros em livrarias.


As prateleiras abarrotadas de "livros modinha" escondem grandes histórias e personagens. Naquela feira, por obra do destino, acabei me interessando pela capa de dois exemplares, que só depois de ler a sinopse descobri que tratavam de histórias que se passavam nos EUA e no Oriente Médio.


A dica do dia é o livro "A Redescoberta do Mundo", da indiana Thrity Umrigar. Uma história belíssima que fala de superação, luta política, amor e principalmente, da força de uma amizade.

A história começa com a doença grave de uma das integrantes do grupo. Quatro amigas que cresceram juntas na Índia, participaram ativamente de movimento sociais, e naturalmente, tiveram rumos diferentes na vida. Com a doença de Armaiti, suas três amigas resolvem visitá-la nos EUA. Porém, essa visita trará inúmeras histórias do passado. Para Laleh, esse encontro é o lembrete dos sonhos que não se concretizaram, da culpa não verbalizada. Para Kavita, significa assumir uma paixão proibida. Para Nishta, é a chance de se libertar do marido fundamentalista e opressor. Resumindo, histórias paralelas cheias de emoção que se transformam em uma única. 

A leitura é leve como só. O enredo é bem escrito e você se apega a todas as personagens e suas respectivas famílias. Assim como sugere o título, com a leitura desse livro descobri um novo mundo. De autores diferentes, linguagens e cenários diferentes. Sem esse que americano e igual que vemos por ai. Se você quer refrescar sua cabeça com um bel livro, minha dica é essa!!

Vale muito muito muito a leitura!!

Nota final: ***** (5 estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário