segunda-feira, 22 de julho de 2013

Antes de ser católico, seja educado!

Começo esse texto como forma de desabafo. E para me defender de possíveis críticas sem cabimento vou logo avisando: Sou cristã. Acredito em Deus. Gosto, e muito, do novo papa. Acho que a juventude tem mesmo que ser mais engajada. Ajudo os estrangeiros que não sabem chegar ao seu destino em espanhol, arranho o francês, o inglês e até mimica vale. Não tenho nenhum tipo de preconceito religioso ou intolerância com qualquer tipo de fé e/ou crença...

Por isso me sinto no total direito como cristã e como cidadã de dizer que a vinda do papa ao Brasil, não justifica a falta de educação. Não do povo brasileiro. Pasmem! Mas falta de educação dos tais peregrinos que chegam ao nosso país e acham que por serem estrangeiros podem viver sem limites. Não direciono esse texto a nenhum grupo específico, pois muitos, acredito eu, chegaram e até agora não criaram nenhum problema ou situação inconveniente. Para aqueles que entram em locais públicos e esquecem dos seus "irmãos", acho bom pensarem um pouco mais.

Estava no metrô, saindo da Tijuca. Ao meu lado, uma moça com um bebê de colo, dormindo como se não houvesse amanhã. Do outro lado do vagão um casal de idosos, calmos, conversando sobre a consulta médica e o resultado de exames. Um homem concentrado lendo um livro e outros passageiros levando uma segunda-feira como outra qualquer. Em pouco menos de 5 minutos, a calma que reinava no metrô perdeu lugar e reinou o caos. Pelo perdão da palavra, afinal estamos em um momento católico e o papa está chegando, aquele lugar estava um inferno. Um grupo de peregrinos entraram no metrô aos berros, cantando músicas da igreja. E parecia que aquilo nunca ia ter fim! Cada grupo estava em uma ponta do vagão e conversavam entre si aos berros, cantavam, ou melhor, berravam hinos de seus países e músicas católicas para a vinda do papa.
       
Isso não é certo e ponto final! Não necessariamente todos os brasileiros querem festejar a JMJ! Eu entendo a felicidade dos católicos com a vinda do papa. Há algum tempo escolhi não participar de missas e encontros religiosos e até eu estou feliz. Estou nesse exato momento assistindo e acompanhando a chegada do Papa ao aeroporto, mas acho que deixar os brasileiros surdos e mal humorados não está no calendário de eventos da JMJ. Então voluntários, peregrinos e todos aqueles que estão tumultuando ainda mais a nossa cidade, por favor, sejam educados, não gritem, deixem os idosos e os bebês descansarem e, principalmente, respeitem os brasileiros que vivem nessa cidade. Até porque, além da Dilma e políticos afins, nós também merecemos os agradecimentos por estarmos recebendo vocês em nossas casas e em nossa cidade.
       
Sei que o próprio brasileiro muitas vezes peca no quesito educação. Em alguns momentos, nossos compatriotas chegam em outros países criando tumultos. Por isso, também escrevo esse texto para alertar os cariocas, os brasileiros e os estrangeiros: educação gera educação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário