sábado, 2 de outubro de 2010

O agora !

Tempo. Palavra usada com frequência no nosso dia a dia, mas nunca paramos para, realmente, refletir sobre ela. E eu sei o que estou falando por experiência própria. Para que perder meu tempo pensando sobre coisas assim?

Porém, esse assunto surgiu enquanto estudava teoria da comunicação para uma prova na quarta. E descobri o motivo pelo qual não pensamos nesse assunto: porque não temos tempo para pensar sobre o tempo. Paradoxo ?! Não sei, mas resolvi parar um pouco e escrever sobre isso.

Vivemos em uma constante soma de tarefas e horas. Faculdade, cursos, saídas no final de semana, trabalhos e claro, algumas horas para relaxarmos um pouco estão presentes nessa conta. Mas mesmo quando era para estarmos relaxando, não estamos. Sempre correndo, por mais que não pareça, nossa cabeça está sempre pensando no que tínhamos para fazer e no que temos que fazer.

Frases como "nossa! como o tempo passa rápido!" ou então "O mês já acabou ?" são comuns no meu vocabulário e devem ser comuns no de muita gente. Mas porque o tempo parece que ultimamente está voando? Os dias não estão mais curtos, o ano continua tendo 365 dias, um dia continua tendo 24 horas e uma hora 60 minutos. Penso que o que mudou foi a nossa maneira de viver a vida.

Na segunda, queremos que chegue logo o final de semana; na sexta e no sábado queremos que chegue logo a noite. No começo do ano queremos as férias do meio do ano e no meio do ano queremos as férias do final do ano. Quando temos 14 queríamos ter 15; quando temos 16 queríamos ter 18. Esse pensamento constante no futuro faz com que esqueçamos uma unica palavra, que muitas vezes passa despercebida, Hoje!

Acho que resumo a idéia desse texto em uma simples e pequena palavra do latim, presente em um texto de um poeta romano, "Carpe Diem". Traduzida como aproveite o dia, o agora, ou então não gaste tempo com coisas inúteis. E é exatamente nesse ponto que quero chegar. Porque correr ? As coisas continuam no mesmo lugar, as pessoas, normalmente, do mesmo jeito e o tempo continua passando independente a nós. Então porque devemos ser dependentes dele? Claro que não podemos largar tudo e viver alienados do mundo, até porque vivemos em uma sociedade que vive em função do que terá e do que será em alguns anos. Mas podemos uma vez ou outra nos desligarmos um pouco dessa pressa toda.


Viver o hoje, o presente, o atual... 
Parar de pensar no ontem, no passado, no antigo....
E esquecer por algum tempo o amanhã, o futuro, o novo.
Precisamos parar de somar coisas e começar a subtrair. Menos tarefas, menos preocupações, menos problemas, menos muitas coisas. Fazer tudo no seu determinado tempo, escolher e priorizar o que realmente importa e pensar que, se tenho tempo para resolver tudo que preciso, também posso ter um tempo para mim. Para fazer o que eu gosto, seja sair com alguns amigos; com o namorado ou namorada; jogar o famoso futebol de domingo ou então somente assistir o meu time fazendo bonito, ou feio; me arrumar um pouco; ir naquela festa; ver um filme, mesmo sendo aquele que já vi 500 vezes; ler aquele livro que está na mesa e que ficou esquecido porque era necessário ler outros antes; ter um dia de compras; ir ao salão ou simplesmente não fazer nada! O que for!

Precisamos aproveitar o momento em si, não o antes, nem o depois, o agora...

3 comentários:

  1. Depois de vc ter enchido tanto o meu saco eu to aqui =D.. brincadeira.. huahuahauhau.. só pra falar que o blog ta muitoo bom.. ficou bonito e e gostei muito do texto.. apesar que o que eu mais gostei foi do titulo.. nao sei pq.. ahnn... acho que foi pq eu falei que tinha gostado mais desse neh =pp hahahahha..

    Ta muito bom mesmo.. quando postar algo novo avisa..

    ResponderExcluir
  2. Ainn que lindooo Bi!!!!
    Parabéns! Seus pensamentos me enchem de orgulho! E fico feliz por você ter aperecido em minha vida! Gostoo demaaaaais de você!!! E pode ter certeza que desde então acredito muito no seu potencial, você será uma ótima jornalista! E assim de bobeira, como quem não quer nada, já está mostrando o seu valor...
    Beijões!

    ResponderExcluir
  3. bianquinha! essa sua primeia postagem foi como uma luva pro inicio do blog, vamos ganhar tempo lemdo aqui suas produções!
    o blog ficou uma graça, com uma linda diagramação!
    isso ai agora se joga nas palavras por que está de mais!!
    beijos seu irmao postiço!

    ResponderExcluir